SINDPPEN recebe denúncias de Assédios Morais

Desde a assunção da nova Gestão Sindical em Março de 2020, este Sindicato recebeu algumas denúncias análogas a Assédio Moral, tendo então realizado dentro das possibilidades, visitas e reuniões com diversos servidores.

Em 2020, a Presidência juntamente com alguns Diretores da Executiva estiveram nas unidades da capital bem como também do interior, dentre elas, a Penitenciária de Belo Horizonte I(PIEP), o Complexo Penitenciário Público e Privado(CPPP), o Presídio de Ibirité e no ano de 2021, no Presídio de Caxambú.

Dentre as demandas levantadas, o Sindicato teve acesso a ocorrências que apontavam abuso de autoridade, falta de urbanidade, arbitrariedade e possível assédio moral de alguns gestores com diversos servidores das citadas unidades.

Sendo então apuradas as denúncias, realizamos relatórios de “Inspeção Sindical” para a Superintendência de Segurança Prisional para conhecimento, baseadas em ocorrências internas e também documentos já repassadas a outros órgãos, tais como Ministério Público e Núcleo de Correição Administrativa.

Entre as ações realizadas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais – DEPEN/MG, algumas resultaram por exemplo, no afastamento do Corpo Diretivo da PIEP e do Presídio de Caxambú, sendo as Diretoras destas unidades, afastadas de suas funções e tendo assumidos como Interventores, os Diretores Regionais dessas RISP’s e posteriormente novos Diretores assumindo essas Unidades.

Ressaltamos que o SINDPPEN prossegue em alerta quanto as demais denúncias já repassadas ao DEPEN, e tão logo seja tomada providências, daremos notoriedade para o pleito.

SINDPPEN/MG – Sindicato da Polícia Penal de Minas Gerais

O mau cresce quando as pessoas de bem se omitem (Edmund Burke)

Foto: Freepik