O presidente, Jean Otoni, e o vice-presidente, Wladmir Dantas, representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindppen-MG), conheceram o Centro de Ocorrências e Eventos da Polícia Penal (COEPP). O COEPP é dirigido pelo Diretor, Rodrigo Geraldo Batista Melo.
O COEPP é uma estrutura fundamental no âmbito da Polícia Penal de Minas Gerais, é responsável por gerenciar e coordenar todas as ocorrências e eventos relacionados à segurança do Sistema Prisional.
O Centro de Ocorrências funciona 24 horas por dia e conta com policiais penais treinados, divididos em turnos, para o recebimento, tratativas e direcionamento de ocorrências em todas as unidades administrativas e prisionais das 19 RISP’s do Estado, tais como fugas, motins, ingresso ilegal de celular, homicídio, apoio e acompanhamento de escoltas e apoio ao cumprimento de mandado de prisão ou em abordagem policial a indivíduos que estão sob monitoramento de tornozeleira eletrônica.
A presença dos representantes do Sindppen-MG no Centro demonstra o compromisso da entidade em estreitar laços e colaborar para o aprimoramento das condições de trabalho dos profissionais da área.
Um dos pontos de destaque da visita foi o a apresentação do sistema de Controle de Atendimento e Despacho de Emergências Policiais (CAD), uma ferramenta essencial e integrada com as demais instituições, plataforma que é possível realizar a gestão dos eventos e ocorrências do Sistema Prisional em todo o Estado de Minas Gerais, aplicando as mesmas diretrizes das demais polícias do Estado. Tendo início com a comunicação do evento ou ocorrência, passando pela avaliação do policial do COEPP, o qual realizará integração da chamada CAD em REDS ou dependendo das circunstâncias, orientará quanto à confecção de comunicado interno e ou direcionamento ao setor competente. O CAD proporciona uma gestão eficiente do atendimento, permitindo um acionamento rápido e coordenado diante de situações emergenciais e o controle em tempo real de todas as ocorrências no âmbito de todo o Sistema Prisional.
Durante a visita, ficou evidenciada a importância de todos os policiais penais conhecerem o funcionamento do COEPP e, principalmente, como acionar o Centro de Ocorrências para ciência, e atendimento de um evento ou ocorrência.
Importante destacar, que no mês de novembro de 2023, a polícia penal ampliou seu rol de naturezas para confecção de REDS, saindo de 66 (sessenta e seis) naturezas para 116 (cento e dezesseis) naturezas, praticamente dobrando as possibilidades de atendimento e confecção de boletins de ocorrência.
A capacitação dos profissionais para lidar com as funcionalidades do CAD é fundamental para garantir a segurança e a eficiência nas operações cotidianas. “No caso de ocorrências no âmbito do Sistema Prisional, o responsável pela Unidade ou a quem este delegar, deverá entrar em contato IMEDIATAMENTE com o COEPP, informando o ocorrido e a situação do momento, através dos telefones: (31) 3916-9626 e (31) 3916-9629. ”
Ao final da visita, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar informações sobre as expectativas para o futuro da segurança penitenciária em Minas Gerais. Foi muito importante conhecer a estrutura e o trabalho do COEPP, que é imprescindível para todos os policiais penais do Estado, que podem contar com uma estrutura profissional, com funcionamento 24 horas por dia e que prestará todos os apoios necessários para o atendimento de ocorrências no âmbito do sistema prisional e ocorrências que envolvam servidores da instituição que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade.