NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Policiais Penais de Minas Gerais vem a público esclarecer que novamente é vítima de mentiras orquestradas por pessoas mal-intencionadas.
Vem circulando nas redes sociais um ofício falso no qual o sindicato, por meio de seu presidente teria indicado ao Sr. Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública pessoas para compor a gestão da pasta do DEPEN.
O referido ofício tem erros grosseiros, e não segue os parâmetros de ofícios elaborados pelo Sindicato que são integralmente revistos pelo departamento jurídico e depois protocolados no respectivo órgão de destino.
Feitas tais considerações é importante ressaltar que a imagem que vem circulando do ofício 212/2021, supostamente direcionado ao secretário de Justiça Segurança não partiu do Sindicato.
Todos os ofícios da entidade sindical, são devidamente numerados e ordenados em ordem cronológica. Em 17/08/2021 foi elaborado o ofício 198/2021 e protocolado em 18/08/2021, de modo que seria impossível que o ofício 212/2021 tivesse sido elaborado e protocolado em data anterior ao ofício 198.
Conforme imagem que segue:

Outro ponto importante é que o ofício 212/2021 foi elaborado e encaminhado para protocolo em 17/08/2021, 6 dias após o ofício falso, e foi direcionado a Assembleia Legislativa, especificamente ao Deputado Carlos Pimenta, conforme imagem:

Além da questão acima demonstrada o documento falso possui diversos erros de ortografia e gramática a ainda claros indícios de manipulação, bem como grosseiros erros de formatação que não correspondem ao padrão utilizado nos ofícios do sindicato, tais como:
• Ausência de padronização de recuo da primeira linha entre os parágrafos do documento;
• Indicação de qualificação completa da entidade (nome completo, CNPJ e endereço) de modo desnecessário, tendo em vista que o papel timbrado possui tais informações;
• Indicação do endereço do Secretário desnecessariamente, tendo em vista que os protocolos são feitos diretamente no órgão competente;
• Indicação incorreta de MASP dos servidores citados.

Igualmente aos fatos apresentados acima, chama atenção que um trecho utilizado no ofício, é específico e foi “cortado e colado” de outro ofício, direcionado ao Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, quando se indica a presteza e atenção dos membros daquela instituição.
Além disso, a atenta análise do documento percebe-se que o mesmo possui diversas marcas de sobreposição (linhas, ausência de alinhamento entre o papel e a escrita, etc), que indica que o documento foi forjado de modo grosseiro.
Ressalta-se por fim, que a assinatura aposta no documento, do Presidente da Entidade Sindical é falsa e não corresponde a nenhum documento assinado pelo Sr. Jean Carlos Otoni Rocha.

Diante de tudo que foi exposto até o presente momento o Sindicato nega a autoria e autenticidade do ofício 212/2021, supostamente encaminhado a SEJUSP/MG, bem como informa desde já que está apurando se existe participação interna de pessoas vinculadas a entidade, bem como da veracidade do protocolo SEI indicado no documento e caso comprovada as situações narradas ira comunicar aos órgãos competentes da SEJUSP e DEPEN para a devida apuração da prática de crimes e infrações administrativas.