Policiais Penais e demais servidores públicos reclamam de atendimento do Ipsemg Saúde

Segurados enfrentam dificuldades para a realização de consultas, exames e cirurgias em várias regiões do Estado.

O presidente do Sindppen-MG, Jean Otoni participou da Comissão de Administração Pública que debateu problemas na prestação dos serviços de assistência médica do Ipsemg Saúde.

Foto: Willian Dias

Em reunião da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na terça-feira (30/5/23), servidores públicos estaduais reclamaram do atendimento prestado pelo Ipsemg Saúde. Servidores e pensionistas do Estado contribuem com 3,2% de sua remuneração para esse plano de saúde gerenciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg). Eles podem incluir seus dependentes como beneficiários e o Estado recolhe uma contribuição patronal para sustentar os atendimentos, que podem ser feitos na rede própria ou na conveniada. O problema é que os segurados não têm conseguido atendimento médico e odontológico, seja em Belo Horizonte ou no interior do Estado. O Sindppen-MG relatou as dificuldades para marcar consultas, exames e cirurgias. Além disso, a precarização da rede de atendimento tem gerado inúmeras reclamações.

A deputada Beatriz Cerqueira, que solicitou a realização da audiência pública, considerou graves as reclamações apresentadas pelos servidores e criticou a gestão do Ipsemg. “Os servidores contribuem todo mês para o Ipsemg Saúde, e ainda tem a contribuição patronal”, lembrou. A parlamentar destacou que as dificuldades no atendimento à saúde trazem prejuízos irreparáveis para os servidores. Ela disse que vai encaminhar um dossiê sobre os problemas apresentados na reunião para o governador Romeu Zema. Beatriz Cerqueira ainda vai propor a realização de visitas ao Hospital Israel Pinheiro e ao Centro de Especialidades Médicas, para verificar as condições de atendimento nas duas unidades próprias do Ipsemg.

O Sindppen continua na luta pela valorização do servidor, os servidores estão passando por todo tipo de constrangimento. Precisamos de uma resposta imediata do Ipsemg. Não é possível continuar dessa forma.