SINDPPEN-MG reforça “Não estamos em GREVE” estamos trabalhando na Estrita Legalidade

No dia 21/02/2022, mais de 30 mil policiais Penais, Civis, Militares, Bombeiros Militares, Agentes Socioeducativos e servidores administrativos, protestaram pelo menosprezo e desrespeito do governador de Minas, Romeu Zema, que não cumpriu totalmente com a sua promessa, protocolada por Projeto de Lei 1451/2020, do pagamento da recomposição das perdas inflacionárias aos servidores da segurança pública do Estado, acumuladas desde 2015 e também contra a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será danoso aos servidores públicos e a população em geral.

A manifestação começou pela manhã, na Praça da Estação, onde foram concentrados centenas de ônibus, que trouxeram agentes da segurança pública das cidades de todo o estado de Minas Gerais, os servidores da segurança pública iniciaram a caminhada rumo à Praça Sete. Após a ocupação do centro da capital, foram contabilizados mais de 35 mil participantes do ato que, naquele momento, ocupavam todo o caminho percorrido.

Em meio aos assobios e gritos contra a política negligente do governo Zema sobre os operadores de segurança pública, integrantes da categoria continuaram a caminhar pela avenida Amazonas, percorrendo a praça Raul Soares, e seguiram a Olegário Maciel em direção à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante todo o processo, as manifestações permaneceram pacíficas e ordenadas, demonstrando a força e a solidariedade da polícia.

Na ALMG, os parlamentares e presidentes de associações e sindicatos da segurança pública foram recebidos pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, que voltou a sublinhar o desrespeito, o descaso e o descumprimento de promessas da Zema, e ainda foi protocolado o manifesto que reforça a necessidade da recomposição salarial, pelos deputados e representantes classistas, bem como retirar do RRF proposto pelo governo Zema por entenderem que isso resultará em muitas perdas de direitos para todos os servidores públicos do Estado e enfraquecerá os serviços prestados à população mineira.

No dia 25/02/2022, após a negativa por parte do Governo as forças de segurança pública de Minas Gerais reuniram mais de 8 mil policiais penais, civis, militares, bombeiros militares, agentes socioeducativos e servidores administrativos, na Cidade Administrativa, e manifestaram contra o vídeo de deboche e de descaso do governador Romeu Zema, que ignorou a recomposição das perdas inflacionárias da Segurança Pública, que está na casa dos 30%, oferecendo 10% para todo o funcionalismo público.

O SINDPPEN-MG informa aos policiais penais que a ESTRITA LEGALIDADE (veja a cartilha da estrita legalidade) permanece. Não vamos retroceder com as nossas ações. O Sindicato se mantém firme na sua posição e irá recorrer, enquanto for possível, de todas as decisões judiciais que surgirem. Estamos determinados e não vamos recuar enquanto o Governador de Minas não honrar o compromisso em pagar a nossa recomposição das perdas inflacionárias.

No dia 9 de março, às 9h, contamos com todos vocês, na Cidade Administrativa. Essa manifestação tem que ser maior que a do dia 21/02/2022, que contou com 35 mil policiais, e esperamos que da próxima vez seja mais de 45 mil servidores da segurança pública de Minas Gerais unidos pelos seus direitos.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!