Solenidades de audiência pública de posse marcam o início das posses dos 3.405 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais.
Entre os dias 20, 21 e 22 de março, foi realizada as solenidades de audiência pública de posse no Auditório JK, momento em que os aprovados assinam o ato de posse e escolhem as unidades prisionais de destino, por ordem de classificação no certame.
Para inaugurar as cerimônias, 225 mulheres assinaram o termo na quarta-feira (20/3), na quinta e sexta, duas turmas masculinas assinam o documento.
A partir da assinatura da posse, os novos policiais estão aptos a iniciar a trajetória profissional no sistema prisional mineiro. Nesta primeira etapa, tomarão posse 1.136 policiais penais aprovados no concurso público – edital Sejusp 02/2021. O segundo lote de aprovados já foi nomeado e está na fase de realização de perícias médicas. Após a finalização das perícias, uma nova audiência pública será marcada para empossar os profissionais. A terceira e última turma seguirá os mesmos trâmites.
O presidente, Jean Otoni, deu as boas-vindas aos novos policiais penais e falou da importância do reforço para topa. Em sua fala enfatizou que o caminho até a posse não foi fácil. “O concurso foi árduo e enfrentou algumas adversidades, mas vocês demonstraram resiliência e determinação, não desistindo diante dos desafios. O sindicato esteve ao lado de vocês, fazendo tudo o que estava ao nosso alcance. Gostaríamos de ter feito ainda mais, porém, como sabem, há limitações que enfrentamos enquanto instituição sindical.”
Hoje, vocês podem ostentar com orgulho em suas fardas e distintivos a designação de Polícia Penal, um título conquistado graças à incansável luta deste sindicato pela aprovação da PEC 53/20. Nossa batalha pela melhoria contínua na carreira é diária e incessante. Trabalhamos incansavelmente para garantir que a Lei Orgânica da Polícia Penal seja estabelecida de forma justa e igualitária entre as coirmãs, reconhecendo os direitos e as necessidades dos policiais penais.
Saibam que vocês não estão sozinhos nesta jornada. O sindicato está aqui para apoiá-los em cada passo do caminho, defendendo seus interesses e lutando por melhores condições de trabalho. Juntos, continuaremos avançando, construindo uma instituição cada vez mais forte e respeitada.
Diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró
Mais uma vez, recebam nossas mais calorosas boas-vindas. Que suas trajetórias sejam marcadas por sucesso, integridade e realização profissional. Que Deus abençoe o caminho dos novos guerreiros da Polícia Penal Mineira.
Força e Honra!